Sobre o curso
No curso de Engenharia de Produção o profissional adquire conhecimentos suficientes para atuar em órgãos públicos e instituições privadas.
Neste Bacharelado, aprendem-se a prática e teoria aliadas aos usos tecnológicos, com foco no controle de processos, materiais e pessoas.
Qual é a duração do curso de Engenharia de Produção?
A Engenharia de Produção da Unopar tem duração de 5 anos (10 semestres), divididos em atividades acadêmicas e complementares, além de estágio obrigatório e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Como funciona a graduação em Engenharia de Produção?
Os cálculos ainda são base para os conhecimentos básicos, principalmente em matérias como Cálculo Diferencial e Integral e Cálculo Numérico. O engenheiro de produção tem uma atuação focada no gerenciamento de processos.
Ele terá disciplinas como:
- Administração e Economia para Engenheiros;
- Empreendedorismo;
- Gestão da Qualidade;
- Gestão da Produção;
- Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos;
- Gestão de Operações e Serviços;
- Comportamento Organizacional;
- Planejamento, Programação e Controle da Produção;
- Gestão de Projetos;
- Física Geral e Experimental: Mecânica;
- Ciência dos Materiais;
- Desenho Técnico;
- Desenvolvimento de Produto.
Como é o curso na Unopar
Quem já está no mercado de trabalho e procura um curso rápido, sem perder a qualidade, a Engenharia é a escolha ideal. Nosso curso conta com os principais softwares utilizados no mercado de trabalho pelo Engenheiro de Produção:
- Autocad;
- Autodesk;
- MD Solids;
- DEV C++;
- Simulador Máquina Universal de Ensaio;
- SolidWorks;
- ARENA;
- Fluidsim.
Formas de Ingresso
Entre as opções de ingresso na Unopar estão: vestibular online e tradicional, nota do Enem, segunda graduação e transferência externa.
Diferenciais da graduação
Durante os anos de graduação na Engenharia de Produção, o aluno é instigado a desafios próximos aos que serem enfrentados no mercado de trabalho. Isso acontece nas salas invertidas, em que o estudante é o protagonista.
Trilhas de Carreira
Com as Trilhas de Carreira, o estudante tem acesso a conteúdos extracurriculares gratuitos e oferecidos online. O intuito é colaborar no desenvolvimento de habilidades essenciais relacionadas com tecnologias, inovação, aprendizado de línguas, controle e organização de finanças etc.
Para quem se destina?
O perfil profissional do Engenheiro de Produção é uma mistura de competências que vão desde a facilidade com os números até a boa comunicação. Isso acontece graças à ampla área de atuação desse profissional, que pode gerenciar projetos completos, otimizando e melhorando os processos.
É importante reforçar que essas características e competências podem ser adquiridas durante a faculdade. No entanto, algumas delas já se destacam em pessoas que têm o potencial para atuar bem na área.
Como saber se essa área é a sua vocação?
Se você tem organização, comprometimento, espírito crítico, é criativo e a intenção de fazer as coisas darem certo no menor tempo, com os menores gastos e da maneira menos complexa possível, a Engenharia de Produção é a sua vocação.
Áreas de atuação
Algumas oportunidades no mercado de trabalho para exercer sua profissão são mais comuns, como o setor de qualidade, a logística e a Engenharia de produto.
É muito importante estar alinhado às tendências ao definir e projetar o sistema de controle de qualidade das fases da produção, assim como para fazer a projeção da rede de distribuidores e fornecedores, por exemplo.
Como é o mercado de trabalho para formados em Engenharia de Produção?
O salário médio do Engenheiro de Produção é de R$ 7.756,78*. Esse valor pode chegar a R$ 15.720,24* com investimento em qualificação e diferenciais competitivos.
Para ter acesso às melhores vagas, a Unopar tem uma parceria com o Canal Conecta, uma plataforma de empregos exclusiva para ligar nossos estudantes com as empresas em busca de bons profissionais.
No mercado de trabalho, o engenheiro de produção pode atuar:
- na gestão da produção e Engenharia do produto: atuação em projetos e atividades estratégicas para operações e melhorias de sistemas de produção;
- na pesquisa operacional: atuação com modelagem matemática para otimização de sistemas de produção de bens e serviços;
- na logística: otimização de processos logísticos, como transporte, movimentação, estoque e armazenamento de produtos;
- com sustentabilidade: planejamento de uso de recursos naturais e energéticos nos sistemas de produção;
- nos projetos de qualidade e Engenharia organizacional: controle de sistemas de qualidade;
- em Engenharia econômica e do trabalho: formulação de estratégias e monitoramento de resultados econômicos para tomada de decisão.
* CAGED. Sujeito a alteração.
Quais são as tendências para a área de Engenharia de Produção?
Entre as vantagens de se ter ensino superior na área está a obrigatoriedade do diploma para garantir o registro no Conselho profissional. Além disso, essa é uma das Engenharias com maior demanda, ficando atrás apenas da Civil.
O que se espera no futuro para os formandos da área de Engenharia de Produção é um profissional que saiba mais do que analisar e avaliar processos, entendendo assuntos de gestão, de mercado, de clima organizacional, entre outros.