Sobre o curso

SOBRE O CURSO

● Duração do curso: 5 anos (10 semestres)

● Modalidade: presencial

O curso de Direito da Unopar tem como objetivo preparar os alunos para um mercado de trabalho exigente e concorrido, assim como oferecer as bases para uma carreira promissora. O Direito é uma disciplina pertencente à área das Ciências Sociais Aplicadas.

 

COMO FUNCIONA A GRADUAÇÃO EM DIREITO?

Ao se formarem, nossos alunos apresentam conhecimentos aprofundados sobre a natureza, legislação e funcionamento do Poder Judiciário. São capazes de identificar e interpretar as leis e os fenômenos jurídicos, assim como intervir em conflitos e querelas, garantindo o resultado ético e isento nessas disputas.

O curso tem duração de 5 anos. Ao longo desses 10 semestres, são desenvolvidas estratégias de acusação e defesa, fundamentos éticos e teóricos da profissão, divididos ao longo das disciplinas, dentre as quais estão:

● Português Jurídico;

● Sociologia;

● Teoria do Estado e Economia;

● Ciência Política;

● Direito Penal;

● Direito Civil;

● Direito Econômico;

● Direito do Trabalho;

● Direito Administrativo;

● Direito Comercial;

● Medicina Legal;

● Direito Processual.

 

COMO É O CURSO DE DIREITO NA UNOPAR?

Na Unopar, oferecemos o curso apenas na modalidade presencial. Um dos meios de ingresso é por vestibular online, uma avaliação mais prática e acessível que as tradicionais provas presenciais, como é o caso do Enem. Mas, caso você tenha feito o Enem, também é possível utilizar a nota do exame para substituir o vestibular.

Ao terminarem a graduação, os estudantes estarão aptos a exercer a profissão com excelência, rigor ético e profissionalismo em ambientes e contextos os mais variados. Devem aplicar uma percepção crítica das Leis e da realidade, além de conhecimentos da parte teórica da sua profissão.

Vale lembrar que o Bacharelado em Direito pela Unopar é um curso presencial, que aproveita todas as vantagens de uma relação mais próxima entre professor e aluno, assim como da interação dos alunos entre si.

 

A PARCERIA UNOPAR E SARAIVA EDUCAÇÃO

A Faculdade Unopar e a Editora Saraiva Educação inovam no mercado de ensino superior ao estabelecerem uma parceria que possibilita aos alunos uma melhor preparação ao longo do curso e no momento de iniciar a carreira.

Uma das vantagens dessa parceria é o Vade Mecum Digital¹ Saraiva Jur. Por meio de acesso online, o graduando estuda onde e quando quiser sobre leis e códigos imprescindíveis, dentre eles a Reforma Trabalhista, o Pacote Anticrime, A Reforma da Previdência e outros. Há 10 anos, segue como um dos livros de Direito mais vendido no mercado.

¹Benefício disponível somente aos alunos matriculados no curso de Direito no ciclo 20.1 e 21.1

²1ª fase: cálculo baseado nos exames XXVIII, XXIX, XXX / 2ª fase: cálculo baseado nos exames XXVIII, XXIX.

 

A QUEM SE DESTINA

A profissão de quem é formado em Direito mudou bastante ao longo dos últimos anos, adaptando-se à evolução da sociedade e, por extensão, às mudanças nas leis e códigos que a acompanharam.

 

QUAL É O PERFIL DO PROFISSIONAL DE DIREITO?

O profissional, que sempre foi dinâmico, técnico, especializado e aplicado, hoje precisa atualizar-se constantemente. Ele deve reunir algumas qualidades para ter sucesso no mercado de trabalho, já que, muitas vezes, seus serviços costumam ser exigidos em momentos de crise.

Assim, o perfil ideal é o de uma pessoa que sabe transmitir confiança a seus clientes, é metódico nas análises e etapas do seu trabalho e claro na comunicação dessas etapas e detalhes a seus colegas e clientes. Além disso, o profissional de Direito tem mente analítica e investigativa por natureza, mantendo essas qualidades mesmo sob pressão.

Ou seja, têm vocação para essa área as pessoas detalhistas, éticas, honestas e que têm prazer pela descoberta de caminhos para comprovar ideias, assim como por uma estratégia argumentativa que vai ser utilizada para transmiti-las.

 

COMO SABER SE ESSA ÁREA É A SUA VOCAÇÃO?

Temos hoje um profissional conectado que passa por intenso e constante aprendizado. Um profissional das leis mais envolvido e entendedor das novas tecnologias e dos rumos bons ou maus que ela pode assumir, fruto da sua correta utilização ou da infração dos limites legais.

Os motivos dessas novas competências necessárias estão relacionados com as novas áreas de atuação do profissional.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

A tradicional divisão das áreas de trabalho do formado em Direito — entre as ocupações de Juiz, Advogado, Defensor Público, Procurador e Delegado — ainda são grandes referências, mas não são mais as únicas áreas para o profissional atuar.

O trabalho engloba os campos tradicionais, como é o caso da cacia, mas também outras como:

● magistratura;

● cargos no Ministério Público e Defensoria Pública;

● inúmeras possibilidades no setor privado;

● ocupações na delegacia de polícia;

● pesquisa acadêmica e muito mais.

 

COMO É O MERCADO DE TRABALHO PARA FORMADOS EM DIREITO?

A evolução de campos como a internet, a tecnologia e as interações entre as pessoas por meio das redes sociais trazem novas necessidades. Com elas, toda uma nova postura legal de usuários e empresas nesses campos se faz necessária, assim como novas exigências quanto a direitos autorais e conexos na veiculação de ideias e obras artísticas e intelectuais.

Assim, a profissão é mais requisitada que nunca. Por isso a especialização e os conhecimentos teóricos relativos à área são muito importantes. Além disso, novas tendências sedimentam-se enquanto o profissional amplia seu leque de atuação e busca uma formação ampla.

 

QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS PARA A ÁREA DE DIREITO?

Nos últimos tempos, o Direito tem evoluído no sentido de colocar as pessoas como o centro de sua preocupação. A teorização por trás desse movimento chama-se Direito 5.0. Também a inteligência artificial e outros recursos da tecnologia são aplicados à rotina dos profissionais, mudando a organização do seu trabalho.

 

AULA DESTAQUE

Depois de aprovado, o aluno tem acesso à Aula Destaque. São sessões ministradas online por autoridades no Direito que compartilham sua experiência prática e visão teórica com os jovens estudantes. Esses profissionais são professores do curso preparatório LFG e Saraiva, como Pablo Stolze e Pedro Lenza.

A ideia é que o enfoque prático e técnico some-se às habilidades e reflexões teóricas, formando um profissional mais preparado, capaz de refletir e aplicar seus conhecimentos, sem hesitar demais ou abrir mão da ética imprescindível à profissão.

 

#VemNaCerteza 

Decidir qual faculdade você vai fazer é uma das decisões mais importantes da vida, afinal sua vida pessoal e profissional dependem dessa escolha. Pensando nisso, criamos o #VemNaCerteza, um bate-papo ao vivo com um especialista para você zerar todas as suas dúvidas sobre a instituição, nossos diferenciais acadêmicos, mercado de trabalho, possibilidades de carreira e, principalmente, o seu futuro. 

 

Vamos transformar a sua decisão em uma certeza? Para participar, clique aqui