Sobre o curso

SOBRE O CURSO

O curso superior em Nutrição é do tipo Bacharelado e tem duração de 4 anos (8 semestres). Durante esse período, você encontra disciplinas teóricas e práticas para que possa realizar uma orientação nutricional segura e de qualidade a diferentes públicos e situações.

Alguns exemplos são as dietas restritas, planos de reeducação alimentar e cardápio para atletas. O objetivo é formar um profissional que consiga auxiliar as pessoas no estabelecimento de uma relação equilibrada com o alimento para que tenham saúde e qualidade de vida.

Ao final da graduação, para obter o diploma, é preciso desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e cumprir as horas do estágio supervisionado.

 

CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNOPAR

Na Unopar, o curso de Nutrição é oferecido nas modalidades presencial e semipresencial, com uma matriz curricular completa e atualizada quanto às principais tendências desse mercado.

Os professores são mestres e doutores e têm experiência profissional na área, fornecendo um conteúdo consistente e de acordo com a realidade dessa carreira. Desse modo, você se forma e já está pronto para atuar nessa área.

 

ALÉM DISSO, A INSTITUIÇÃO CONTA COM UMA ÓTIMA INFRAESTRUTURA DE ENSINO, COM DESTAQUE PARA OS LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS E CLÍNICAS-ESCOLA, TUDO PARA OFERECER UMA FORMAÇÃO PRÁTICA DE QUALIDADE.

 

GRADUAÇÃO SEMIPRESENCIAL EM NUTRIÇÃO

A modalidade semipresencial do curso de Nutrição une as aulas online com encontros presenciais, que ocorrem de 1 a 3 vezes por semana na instituição de ensino. Dessa maneira, você acompanha a maior parte das disciplinas por uma plataforma virtual de aprendizagem no local e horário mais convenientes.

Como é um curso da área da saúde que exige aprendizado mais prático, a Nutrição semipresencial conta com aulas realizadas em laboratório e cozinhas industriais. Nos encontros presenciais, há também encontros que ocorrem por meio de teleconferências em tempo real com professores qualificados.

Dessa maneira, você aproveita a flexibilidade do EAD, mas tem contato com a turma. Assim, aprende a teoria na prática, faz networking e pode tirar as dúvidas ao vivo com os professores e tutores.

 

GRADE CURRICULAR DA GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

A grade curricular do curso de Nutrição da Unopar é diversificada. Entre os temas abordados estão:

● Bioquímica;

● Fisiopatologia da Nutrição;

● Composição dos Alimentos;

● Avaliação Nutricional;

● Saúde Coletiva;

● Ciências Moleculares e Celulares;

● Bases para a Vigilância Sanitária de Alimentos;

● Gastronomia Aplicada à Nutrição;

● Tecnologia de Alimentos;

● Educação Alimentar e Nutricional;

● Nutrição, Exercício Físico e Estética;

● Epidemiologia Nutricional;

● Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição.

● Segurança Alimentar e Nutricional;

● Higiene e Controle de Alimentos.

 

FORMAS DE INGRESSO NO CURSO SUPERIOR

Na Unopar, é possível ingressar no curso de Nutrição pelo vestibular tradicional, em que a prova é aplicada na instituição de ensino, mas também por:

vestibular online, com prova agendada que você faz do seu computador, de qualquer local;

nota do Enem, de uma prova feita nos últimos 3 anos e com pontuação acima a 200 pontos;

transferência, para quem já tenha começado a graduação, mas trancou o curso há, no máximo, 6 meses.

 

A QUEM SE DESTINA

O curso superior em Nutrição se destina às pessoas que querem trabalhar na área da saúde de forma a transformar a vida dos pacientes com uma alimentação equilibrada, saudável e voltada para suas necessidades específicas. Para quem tem vontade de empreender, com clínica ou consultório próprios, a graduação também é indicada.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO

O nutricionista tem a missão de ajudar pessoas de diferentes faixas etárias e condições de saúde a alterarem ou reeducarem hábitos alimentares. Assim, deve gostar de trabalhar com o público.

As características que compõem o perfil de quem atua na área são:

empatia para entender as necessidades do paciente e prescrever o tratamento adequado;

flexibilidade para lidar com demandas variadas e diferentes pessoas;

● boa comunicação para detalhar o plano de tratamento, instruindo o paciente de forma que ele fique engajado na dieta.

 

COMO SABER SE ESSA ÁREA É A SUA VOCAÇÃO?

Se você busca atuar na promoção da saúde, trazendo bem-estar para as pessoas, gosta de culinária e é interessado na composição nutricional dos alimentos, a carreira de Nutrição pode ser sua vocação.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O diploma do curso de Nutrição permite trabalhar em diversas áreas, como:

clínica — elaboração e orientação de uma alimentação específica em atendimento na clínica ou consultório;

esportiva — criação de cardápios para atletas e equipes;

hospitalar — elaboração de cardápios para pacientes com restrições e supervisão de equipes da cozinha;

saúde coletiva — atuação no setor público em centros de acolhimento, escolas, postos de saúde e programas de saúde da família;

alimentação coletiva — criação de cardápios e coordenação de equipes da cozinha em indústrias, restaurantes, hotéis, resorts e spas;

indústria de alimentos — controle de matérias-primas, rotulagem de produtos, entre outras funções.

 

MERCADO DE TRABALHO PARA FORMADOS EM NUTRIÇÃO

O mercado de trabalho para quem se forma em Nutrição é aquecido devido à preocupação da população, cada vez maior, com um estilo de vida mais saudável, sobretudo na alimentação.

Outra questão é o aumento da obesidade e a demanda de tratamentos com nutricionistas. Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que a obesidade no Brasil passou de 11,8% para 19,8% entre os anos de 2006 e 2018.

Há vagas nos setores público e privado e também boas oportunidades para quem quer empreender. O salário do nutricionista está em torno de R$ 2.938, 91

¹ Agência Brasil

² CAGED, valor sujeito a alteração

 

TENDÊNCIAS PARA A ÁREA DE NUTRIÇÃO

Para crescer nessa área, é importante acompanhar as tendências, como:

● aumento de pessoas adeptas ao vegetarianismo e veganismo;

● opções como carnes alternativas, feitas de vegetais;

● aumento da expectativa de vida, o que exige uma qualificação para atender as necessidades de idosos e pessoas que querem envelhecer com qualidade de vida;

● adaptação aos meios digitais, com consultas ou orientação de alimentação saudável online;

● participação em equipes multidisciplinares de home care, que é o atendimento domiciliar.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Na Unopar, a metodologia de ensino é inovadora, com disciplinas interativas na plataforma de aprendizagem, um ambiente fácil de acessar com webaulas e material didático digital. Em caso de qualquer dúvida, você conta com os tutores online.

Temos ainda a Aula Destaque: encontros online com grandes personalidades da área da saúde, como Fernando Gomes, Jairo Bouer e Caio Rosenthal. Eles conversam sobre experiência e desafios de carreira, complementando o aprendizado.

Nós te ajudamos!
Escolha uma forma de inscrição: