Sobre o curso

O curso de Enfermagem é uma graduação da área das Ciências Biológicas. Você lidará com disciplinas voltadas para a Biologia, a Química e a Física, mas matérias de outros campos de saber também se fazem presente nessa faculdade.

O enfermeiro é um profissional completo. Além de trabalhar na equipe de Enfermagem, ele precisa lidar com questões relacionadas com a saúde e a psique de seus pacientes. Esse é um curso multidisciplinar, feito para pessoas que querem ajudar o próximo.

 

OBJETIVO DO CURSO

O objetivo do curso de Enfermagem é garantir a formação completa das novas gerações de profissionais a entrarem no mercado. Eles devem estar atentos às demandas da empregabilidade, como a humanização no atendimento e o desenvolvimento pleno de habilidades socioemocionais.

Com isso, os profissionais poderão ter foco em atender os seus pacientes da melhor forma possível, com o conhecimento necessário para lidar com as doenças e situações do dia a dia em clínicas, hospitais e outros ambientes.

 

O CURSO DE ENFERMAGEM NA UNOPAR

Na Unopar, o curso de Enfermagem pode ser feito na modalidade presencial ou semipresencial. Essa é uma ótima oportunidade para conciliar os estudos com outros âmbitos da vida, como a carreira e a família, e contar com os benefícios das aulas práticas e presenciais. O curso tem a duração de 5 anos.

Se optar pela modalidade semipresencial, o aluno fará algumas disciplinas online e outras em um polo presencial, escolhido no ato da matrícula. A grade curricular conta com matérias das áreas de Biológicas, Exatas e Humanas.Algumas delas são:

● Homem, Cultura e Sociedade;

● Ética;● Empreendedorismo;

● Ciências Moleculares e Morfofuncionais;

● Microbiologia;

● Enfermagem e Trabalho;

● Fundamentos Técnicos;

● Anatomia.

 

OS DIFERENCIAIS

Além de saber como funciona o curso online de Enfermagem, é preciso conhecer os diferenciais das instituições que possam complementar a sua formação acadêmica.

Na Unopar, é possível contar com:

Aula Destaque: estudantes de cursos da área da saúde têm aulas especiais com alguns dos principais especialistas do segmento: Jairo Bouer, Fernando Gomes e Caio Rosenthal;

Canal Conecta: portal exclusivo para os nossos alunos, com as melhores oportunidades de estágio, emprego e trainee do mercado;

infraestrutura: adequada às inovações tecnológicas, com boas ferramentas para o ensino semipresencial. Polos presenciais com laboratórios, bibliotecas, salas multimídias e outras áreas que promovem o aprendizado;

metodologia: mescla o melhor da inovação e das aulas tradicionais. O aluno contará com disciplinas presenciais e práticas, além de matérias ofertadas online, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);

corpo docente: composto por profissionais capacitados e que são referências em seus campos de atuação, além de terem uma didática que dialoga frente a frente com o aluno e suas demandas.

 

AS FORMAS DE INGRESSO NA UNOPAR

As formas de ingresso para a Unopar incluem:

● vestibular tradicional;

vestibular online;

uso da nota do Enem;

transferência externa.

Além disso, a Unopar conta com ótimos programas de bolsas, convênios e descontos para otimizar o seu ingresso em uma instituição que te permita atingir o sucesso profissional!

 

A QUEM SE DESTINA

O curso de Enfermagem na Unopar é destinado ao estudante que não se cansa de aprender e que deseja melhores oportunidades em sua carreira. É uma pessoa que busca uma faculdade para aliar inovação ao tradicionalismo de um ensino de primeira.

O foco é prepará-lo para o mercado de trabalho, por meio da oferta de disciplinas teóricas, técnicas, práticas e da exigência de estágios supervisionados. Além disso, algumas habilidades são trabalhadas e desenvolvidas no decorrer da graduação.

 

HABILIDADES ESSENCIAIS

O perfil do estudante de Enfermagem inclui as seguintes competências:

● paixão por cuidar do próximo;

● comunicação interpessoal;

● empatia;

● responsabilidade;

● gosto pelo estudo;

● paciência;

● capacidade de ouvir os outros;

● disciplina.

 

HABILIDADES DESENVOLVIDAS

Além das habilidades acima, outras também serão trabalhadas ao longo do curso e farão toda a diferença na formação desse profissional. São elas:

● raciocínio clínico;

● autonomia;

● autoconhecimento;

● inteligência emocional;

● trabalho em equipe;

● espírito de liderança;

● organização e gestão.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Há muitos campos de atuação na área da Enfermagem, cada um com suas particularidades, exigências e perfis de profissionais ideais.

Algumas das áreas possíveis são:

Enfermagem clínica: lidera e conduz atendimentos de Enfermagem em clínicas, auxiliando na supervisão de coleta de exames, na triagem de pacientes etc;

Enfermagem hospitalar: atua em hospitais, fornecendo cuidados e apoio aos pacientes em consulta e hospitalizados;

Atendimento e assistência domiciliar: vai até a casa de seus pacientes com objetivo de auxiliá-los com a promoção de sua saúde;

Enfermagem emergencial: especializado na área de emergências e urgências. Esse é um campo para quem não gosta de rotina e topa qualquer desafio;

Enfermagem cirúrgica: trabalho no centro cirúrgico e no pós-operatório também é fundamental. Assim, há uma área exclusivamente para esse tipo de qualificação;

Enfermagem social: encarregado de lidar com as questões fisiológicas em um contexto social. Normalmente, atende idosos, mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Enfermagem educacional: atua em instituições de ensino, como escolas e faculdades, com função de cuidar da saúde dos estudantes e transmitir informação aos discentes e colaboradores;

Enfermagem estética: realiza procedimentos como a carboxiterapia, criolipólise, drenagem linfática e outros;

Casas de repouso e orfanatos: atua em organizações que lidam com crianças e idosos, como as casas e repouso e orfanatos.

Clínicas de reabilitação: auxilia no tratamento de pessoas que sofreram lesões e estão se recuperando de traumas;

Pesquisas científicas: traz novidades e inovações para a saúde da população.

 

MERCADO DE TRABALHO PARA FORMADOS EM ENFERMAGEM

O mercado de trabalho para essa profissão é aquecido e absorve rapidamente os profissionais recém-formados. Eles também podem optar por diversas especializações e ter, assim, uma carreira ainda mais promissora.

Essa demanda acontece porque as pessoas precisam de cuidados em diversas fases de sua vida. Justamente por isso, a média salarial também é atrativa, superior a R$ 3,4 mil¹.

¹CAGED

 

TENDÊNCIAS PARA A ÁREA DE ENFERMAGEM

Em cenários nos quais as pessoas precisam urgentemente de profissionais da saúde, como em pandemias, o enfermeiro terá maior reconhecimento. Esse atendimento deve receber cuidados ainda mais humanizados e com o uso da tecnologia a favor de sua atuação.