Sobre o curso

SOBRE O CURSO

Psicologia é uma mistura de Humanas com Saúde, de acordo com informações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Conselho Nacional de Saúde.

O curso foca o estudo dos processos mentais e do comportamento, abrangendo diversos aspectos da experiência humana em todas as fases do desenvolvimento, indo da infância à velhice. A Psicologia é uma área multifacetada, por isso, essa graduação conta com diferentes disciplinas na matriz curricular.

 

CURSO DE PSICOLOGIA DA UNOPAR

O curso de Psicologia da Unopar é do tipo Bacharelado, tem duração de 5 anos e pertence às áreas de Humanas e de Saúde. A modalidade oferecida é a presencial — por enquanto, a graduação em Psicologia a distância ainda não é reconhecida pelo MEC.

É dividido em 10 semestres. No início, o aluno é capacitado com conhecimentos amplos, a partir de noções básicas, que proporcionam uma visão do nascimento da Psicologia e de como ela é aplicada nos estudos do ser humano.

Ao longo dos semestres, a aprendizagem se torna mais aprofundada. Por isso, será comum se deparar com estudos de caso, experiências práticas e análises complexas sobre os indivíduos. Além dos estágios nos últimos semestres de Psicologia, o estudante precisa entregar o trabalho de conclusão.

São alguns dos temas com os quais o estudante de Psicologia se depara ao longo da sua aprendizagem:

● comportamento;

● emoções;

● pensamentos;

● mente e cérebro;

● saúde mental;

● distúrbios psicológicos;

● motivação e desempenho;

● recrutamento e seleção;

● relacionamentos amorosos;

● relações familiares;

● processos cognitivos;

● personalidade;

● inteligência;

● memória;

● percepção;

● problemas de aprendizagem.

No fim do curso, ele estará apto a trabalhar em diversas áreas, como clínica, RH, hospitalar, escolar, orientação profissional, entre outras.

 

FORMAS DE INGRESSO

O estudante consegue ingressar no curso de Psicologia da Unopar por meio de:

● vestibular tradicional;

vestibular online;

● transferência externa;

● nota do Enem;

● segunda graduação.

 

INFRAESTRUTURA

A Unopar conta com instalações modernas, espaços bem-equipados, salas multimídias e laboratórios especializados. Os alunos também têm acesso à Clínica-Escola, um ambiente onde treinam algumas práticas, como a de atendimento clínico à população carente, sob a supervisão de professores-orientadores. Tudo isso para enriquecer os conhecimentos necessários à atuação profissional.

 

A QUEM SE DESTINA

O curso é ideal a quem tem curiosidade de entender o comportamento, se preocupa com a saúde mental, gosta de trabalhar com pessoas e tem facilidade em sentir empatia.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA

No dia a dia, é importante paciência, sensibilidade e ser bom ouvinte. Ao mesmo tempo, precisa ser alguém ético e livre de preconceitos, já que lidará, constantemente, com pessoas dos mais diversos perfis, fragilizadas e necessitadas de ajuda.

Outra característica recomendada é a disponibilidade para cuidar de si e da própria saúde mental. O psicólogo costuma lidar com complexidades, dores e realidades difíceis. Com isso, é muito comum deixar se envolver com os problemas alheios.

Somando isso aos problemas comuns e inerentes à vida de todo ser humano, profissionais da saúde tendem a ficar mais vulneráveis a adoecimentos. Por essa razão, a necessidade do constante autocuidado.

 

COMO SABER SE ESSA ÁREA É SUA VOCAÇÃO?

O curso de Psicologia da faculdade Unopar, por ser no modelo presencial, conta com muita prática e prepara os alunos para as competências exigidas na carreira. Os professores são grandes aliados nessa caminhada. Dessa forma, não se preocupe, caso sinta ainda não ter em seu perfil alguma das habilidades comentadas.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

São muitas áreas da Psicologia, o que torna as possibilidades de atuação amplas. Algumas das mais comuns são as seguintes:

● clínica: possibilita o atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos, além do trabalho com um nicho específico, como terapia de casal, autismo, terapia de família;

● escolar: seu papel é prestar auxílio a crianças com problemas no aprendizado, a exemplo do TDAH. Orienta professores, faz breves atendimentos aos pais e encaminha o estudante para um acompanhamento com um psicólogo clínico;

● hospitalar: presta auxílio àqueles que necessitam passar por procedimentos de risco ou a quem recebe diagnósticos difíceis. O trabalho é multidisciplinar;

● RH: ajuda gestores a conseguirem bom desempenho organizacional. Para isso, atua com os colaboradores, ajudando em processos de recrutamento, seleção, motivação, avaliação de desempenho, clima organizacional, promoção, demissão, entre outros;

● jurídica: ajuda na parte pericial. Faz avaliações psicológicas, diagnósticos e testes psicológicos. Pode atuar em processos de adoção, crimes, separação e divórcio, vulnerabilidade social, medidas socioeducativos, entre outros;

● orientação vocacional: aplica uma bateria de testes e, depois, faz uma análise, para identificar encaixar o paciente em um perfil profissional;

● Psicologia Social: atua em espaços institucionais e comunitários, prestando apoio a pessoas em situação de rua ou vítimas de vulnerabilidade social. Pode realizar pesquisas, fazer terapias de grupo e dar palestras, tendo como temas recorrentes a gravidez na adolescência, dependência química, exclusão social e lutas de classe;

● Neuropsicologia: realiza avaliações neuropsicológicas, sobretudo em pessoas que apresentam algum comprometimento cognitivo, como Alzheimer, autismo, TDAH, deficit de atenção. Trabalha em conjunto de um psiquiatra, com pacientes que necessitam de medicação;

● setor público: com estabilidade, garantias e boa remuneração, de acordo com o órgão e a unidade federativa, é possível encontrar oportunidades desde prefeituras a tribunais.

 

MERCADO DE TRABALHO

Nas Américas, o Brasil lidera rankings de depressão e ansiedade1. A forma de levar a vida e as preocupações diárias são algumas das causas desses fatores, mas a vantagem é que a saúde mental tem sido mais valorizadas nos últimos tempos. Isso tem levado as pessoas à busca da ajuda de um profissional e à valorização do serviço recebido.¹OMS

 

TENDÊNCIAS

Como grande parte das profissões, a Psicologia tem sido impactada pelas tecnologias. Atendimentos no formato online têm se tornado recorrentes, e inovações, a exemplo de realidade aumentada e realidade virtual, são usadas para ajudar em diversos tratamentos.

 

AULA DESTAQUE

A Unopar oferece aos estudantes da área de Saúde a Aula Destaque. É ministrada de forma online, por professores conceituados, a exemplo de Caio Rosenthal, Jairo Bouer e Fernando Gomes. Os estudantes terão a oportunidade de aprender a partir da ótica de quem carrega uma grande bagagem.

UNIDADES QUE OFERECEM O CURSO

ou

Estado

Exibindo: 0 de 0 resultados

    LONDRINA/PR - PIZA

    AVENIDA PARIS, 675, JARDIM PIZA - LONDRINA - PR

    4333719886

    Presencial

    ARAPONGAS/PR

    RODOVIA PR 218 - KM 01, S/N, JARDIM UNIVERSITÁRIO - ARAPONGAS - PR

    4331727553

    Presencial

    Unopar Cascavel

    AV. ROCHA POMBO, 2005, Região do Lago 04, - Cascavel - PR

    (45) 33229002

    Presencial

    MODALIDADE QUE ESSE CURSO OFERECE:

    Confira abaixo a modalidade que o curso oferece.

    Ideal para quem tem uma rotina mais flexível e disponibilidade para frequentar aulas durante a semana.
    A experiência tradicional de um graduação.

    O aluno frequenta suas aulas em uma unidade de ensino Pitágoras, onde aproveita o suporte dos professores, o convívio e a troca de experiências com sua turma e toda infraestrutura para realizar as atividades teóricas e aulas práticas do seu curso, como as salas multimídia, laboratórios e bibliotecas.

    O aluno também cumpre uma parte de sua grade por meio de Disciplinas Interativas, ou DIs. Elas preparam o estudante para a realidade do mercado de trabalho, já que maioria das empresas exige domínio de tecnologias em treinamentos e apresentações online.

    As DIs são aplicadas através de uma plataforma simples e completa, web-aulas e material didático digital, feitos para uma aprendizagem dinâmica e acessível em ambiente virtual. Esse é um diferencial para o aluno que busca flexibilidade para montar seus próprios horários e conciliar os estudos a sua rotina.