Sobre o curso

SOBRE O CURSO

A Medicina Veterinária é uma graduação da área das Ciências Biológicas, mais especificamente do campo da saúde. Esse é o primeiro passo para se tornar um veterinário, que é composto também de cursos complementares e especializações.

 

OBJETIVOS DO CURSO

O objetivo do curso de Medicina Veterinária é preparar o estudante para o dia a dia profissional na área. Ao longo da graduação, ele aprenderá os sistemas e a anatomia dos animais, além da sua relação com o homem e a sociedade.

Além disso, a graduação tem o papel fundamental de apresentar ao discente todas as oportunidades trazidas por essa formação e as possíveis áreas de atuação. Isso é feito tanto no dia a dia na sala de aula quanto a partir da realização de estágios e atividades complementares.

 

DURAÇÃO DO CURSO

A graduação de Medicina Veterinária é presencial e tem duração total de 5 anos. A grade curricular é semestral, divida em 10 semestres, cada um deles com suas disciplinas e atividades.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

A metodologia de ensino aplicada para o curso de Medicina Veterinária contempla o aprendizado teórico e prático, para possibilitar o contato direto do estudante com o dia a dia de sua profissão.

Sendo assim, estágios são fundamentais para a formação desse profissional. Com a Clínica Escola de Medicina Veterinária Unopar, o aluno pode treinar durante toda a graduação e entrar em contato com as diversas áreas dessa carreira.

 

GRADE E MATRIZ CURRICULAR

A grade curricular de Medicina Veterinária é muito completa. Algumas das matérias envolvidas nesse curso são:

● Ciências moleculares e celulares;

● Microbiologia e imunologia aplicadas a medicina veterinária;

● Microbiologia veterinária aplicada;

● Melhoramento genético animal;

● Patologia veterinária geral;

● Nutrição animal;

● Medicina veterinária preventiva e defesa sanitária animal;

● Manejo e clínica de animais silvestres;

● Técnica cirúrgica e anestesiologia aplicadas a medicina veterinária;

● Prática hospitalar em clínica médica de pequenos animais;

● Prática hospitalar em clínica médica de grandes animais, laboratórios e saúde pública;

● Ciências da bioética e do bem-estar animal.

Na Unopar, o aprendizado está dividido em dois ciclos: a formação básica e a profissional. Cada um deles traz disciplinas distintas e uma mistura de metodologias que favorecem a aquisição de conhecimentos.

 

A QUEM SE DESTINA

O curso de Medicina Veterinária da Unopar se destina ao estudante que gosta de animais, de seres humanos e que tem como objetivo uma carreira de muito sucesso, com conhecimento prático e teórico de qualidade.

 

PERFIL DO ESTUDANTE DE MEDICINA VETERINÁRIA

O estudante de Medicina Veterinária é uma pessoa empática, curiosa e que tem sede de aprendizado. Outras características importantes são:

● ter disciplina;

● saber ouvir;

● ter foco e atenção;

● ser organizado;

● saber nutrir um bom relacionamento com os colegas.

 

PERFIL DO MÉDICO VETERINÁRIO

Muitas dessas habilidades serão utilizadas no dia a dia do médico veterinário. Algumas competências essenciais para esse profissional são:

● ser empático;

● saber dialogar com os tutores, empregadores e outras pessoas envolvidas no cuidado dos animais;

● trabalhar em equipe;

● ter amor pela profissão;

● ter muita atenção e disciplina;

● desenvolver um bom raciocínio lógico;

● nunca parar de se atualizar.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Entre as possibilidades de atuação para o médico veterinário estão:

● clínica médica de pequenos animais: campo que lida com a assistência médica aos animais de companhia, como cães e gatos;

● clínica médica de animais de grande porte: área que fornece atendimento aos animais de grande porte, como os equinos;

● clínica médica de animais silvestres: os animais atendidos são os de origem silvestre, como aves, roedores, répteis e vários outros;

● cirurgia: atendimento cirúrgico aos animais de todas as espécies;

● medicina felina: área que estuda exclusivamente a saúde dos felinos domésticos;

● especializações clínicas e cirúrgicas: assim como na Medicina e na Enfermagem, o médico veterinário pode optar por especializações como Cardiologia, Nefrologia, Neonatologia e muito mais;

● vigilância sanitária: a fiscalização de produtos de origem animal e a garantia da segurança da população em casos de zoonoses também é de responsabilidade do médico veterinário;

● agronegócio: atua na garantia do bem-estar dos animais criados para a obtenção de produtos;

● estudo genético: dialoga diretamente com o agronegócio.

 

MERCADO DE TRABALHO PARA O MÉDICO VETERINÁRIO

Em um contexto social em que a importância dos animais de estimação é cada vez mais incisiva, é fácil perceber que esse é um profissional altamente valorizado pelo mercado. Também podemos ver a relevância crescente do Brasil no cenário mundial do agronegócio.

A remuneração para o médico veterinário depende de vários fatores, como a experiência do profissional, a sua área de atuação, a presença de especializações, o campo escolhido para trabalhar, entre outros.

Para o médico veterinário clínico e recém-formado, a média salarial gira em torno dos R$ 3.000.11 CAGED, valor sujeito a alteração

 

TENDÊNCIAS DA MEDICINA VETERINÁRIA

As principais tendências da Medicina Veterinária são a humanização e a responsabilidade social e ambiental. É o profissional encarregado de lidar com a segurança da população e o bem-estar de seres que não têm como externar suas dores e temores.

 

MEDICINA VETERINÁRIA NA UNOPAR

A graduação em Medicina Veterinária, na Unopar, conta com diferenciais. Alguns deles são:

Disciplinas Interativas: aulas realizadas com o auxílio da tecnologia, a partir do uso de plataformas digitais que otimizam o aprendizado e trabalham habilidades diversas nos alunos;

infraestrutura: a Unopar conta com vários laboratórios bibliotecas, salas multimídia e a Clínica Escola de Medicina Veterinária, que possibilita um contato direto do estudante com os animais e seus tutores desde a graduação;

formas de ingresso: é possível entrar na Unopar por meio do vestibular online, do uso da nota do Enem, da transferência externa e muito mais;

bolsas e descontos: dá para conseguir uma série de benefícios, que vão desde o uso do Prouni e do FIES ao crédito estudantil com a Creditas.

parcerias: a instituição conta com parcerias com objetivo de tornar o dia a dia do aluno ainda mais produtivo. Uma delas é o Canal Conecta, portal de empregabilidade que ajuda o futuro profissional a encontrar as melhores vagas de emprego e estágio do mercado;

modalidades de ensino: a graduação em Medicina Veterinária é oferecida exclusivamente na modalidade presencial.

Aula Destaque: com especialistas nas áreas de Saúde, Gestão e Direito. Para os graduandos em Medicina Veterinária, as atividades propostas contam com nomes como Fernando Gomes e Caio Rosenthal.