Sobre o curso

SOBRE O CURSO

● Duração: 5 anos (10 semestres)

● Modalidades: presencial e semipresencial

A área da saúde é um campo repleto de cursos altamente valorizados. Dentre eles, um grande destaque é a Fisioterapia, carreira que tem se consolidado, nos últimos anos, como uma das melhores oportunidades para pessoas que gostam das Ciências Biológicas e têm interesse no funcionamento do corpo humano.

Esse profissional atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de lesões e problemas do sistema músculo-esquelético. Além disso, pode trabalhar também com questões ligadas à respiração ou à saúde pélvica feminina.

 

COMO É O CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNOPAR?

A Unopar oferece um dos cursos de Fisioterapia mais reconhecidos pelo mercado de trabalho, com duração de 5 anos.

 

METODOLOGIA

A metodologia utilizada na graduação em Fisioterapia é voltada para a resolução de problemas e para a humanização do futuro fisioterapeuta. Ao longo de todo o curso, o estudante vivencia situações que fazem com que ele desenvolva o raciocínio clínico necessário para lidar com os pacientes.

Além disso, ele também lida com pacientes de verdade e vê, frente a frente, centenas de casos clínicos em seus estágios obrigatórios e no dia a dia das salas de aula. Tudo isso com os benefícios do ensino semipresencial, que permite flexibilização no dia a dia e a conciliação dos estudos com outros âmbitos da vida.

 

GRADE CURRICULAR

A grade curricular de Fisioterapia é dividida em dois ciclos: básico e profissionalizante. Cada um deles traz disciplinas específicas que visam a preparar o estudante para o mercado de trabalho.

Algumas das matérias do curso de Fisioterapia são:

● Saúde Coletiva;

● Ética;

● Empreendedorismo;

● Psicologia;

● Diagnóstico por imagem;

● Recursos Terapêuticos;

● Saúde do Atleta;

● Saúde do Idoso.

 

DISCIPLINAS INTERATIVAS

Exclusividade para os alunos da Unopar, as Disciplinas Interativas representam uma nova forma de aprender: por meio da tecnologia.

As aulas são ministradas online e o estudante tem todo o suporte de tutores — que são uma constante no ensino a distância — para otimizar o aprendizado com as inovações tecnológicas.

 

TRILHAS DE CARREIRA

Para complementar as aulas regulares do curso, existem as Trilhas de Carreira. Elas também são oferecidas na modalidade 100% online, gratuitas e exclusivas para os alunos da Unopar.

Os conteúdos são divididos em áreas de interesse que o aluno pode explorar e complementar a sua qualificação profissional. Ele recebe a certificação e otimiza o currículo, tornando-se mais atraente para o mercado de trabalho.

 

INFRAESTRUTURA

A infraestrutura do curso de Fisioterapia na Unopar é voltada para as inovações tecnológicas e para a aplicação prática dos conceitos vistos, em teoria, na sala de aula (e no Ambiente Virtual de Aprendizagem, no caso das disciplinas online).

A instituição conta com os seguintes destaques em sua infraestrutura:

● bibliotecas presenciais e online;

● salas multimídia;

● laboratórios;

● convênios e parceiros exclusivos (como o Canal Conecta, que auxilia o estudante na busca da vaga de estágio ideal para o seu perfil);

● corpo docente qualificado, com especialistas em suas áreas de atuação.

 

FORMAS DE INGRESSO

Se você deseja uma vaga no curso de Fisioterapia na Unopar, pode buscar por uma destas possibilidades:

vestibular online;

● transferência externa;

● uso da nota do Enem.

Também é possível contar com convênios, bolsas e descontos concedidos e viabilizados pela instituição.

 

AULA DESTAQUE

A Aula Destaque oferece acesso a aulas personalizadas e ministradas por alguns dos maiores profissionais da área da saúde, como Jairo Bauer, Fernando Gomes e Caio Rosenthal.

E o melhor: tudo gratuito e completamente online! Além disso, as aulas também ficam registradas para serem acessadas pelo estudante quando ele desejar.

 

A QUEM SE DESTINA

O estudante de Fisioterapia se preocupa com a saúde da população. Ele também gosta de estudar, tem responsabilidade e consciência de que essa é uma área que demanda dedicação ao longo de toda a carreira.

Outra característica desse aluno é o apreço pelas matérias da área das Ciências Biológicas e pelo funcionamento do corpo humano. Afinal, o fisioterapeuta precisa ter conhecimentos aprofundados sobre toda a fisiologia humana, a fim de trazer o melhor tratamento possível aos seus pacientes.

 

QUAL É O PERFIL DO PROFISSIONAL DE FISIOTERAPIA?

O fisioterapeuta é alguém que:

● gosta de estudar;

● tem interesse pelo funcionamento do corpo humano;

● gosta de ajudar ao próximo;

● é paciente;

● desenvolve a empatia;

● tem um bom raciocínio clínico e lógico;

● sabe lidar com a pressão;

● aprecia desafios.

 

COMO SABER SE ESSA ÁREA É A SUA VOCAÇÃO?

A Fisioterapia é uma área muito ampla do campo da saúde. Para saber se essa é a profissão ideal para você, confira as habilidades mencionadas acima, pesquise muito sobre o dia a dia na carreira e fique à vontade para tirar qualquer dúvida com a equipe Unopar!

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Algumas das principais áreas de atuação para o fisioterapeuta são:

● Fisioterapia Clínica;

● Fisioterapia do Trabalho;

● Fisioterapia Pélvica;

● Fisioterapia Respiratória;

● Fisioterapia Cardiovascular;

● Fisioterapia Geriátrica;

● Fisioterapia Oncológica;

● Fisioterapia Dermato-funcional;

● Fisioterapia Neurológica;

● Fisioterapia Escolar;

● Fisioterapia em Saúde Coletiva;

● Fisioterapia Esportiva;

● Fisioterapia de Terapia Intensiva;

● Fisioterapia Forense.

O fisioterapeuta pode atuar em praticamente todos os sistemas do corpo humano, trazendo equilíbrio e complementando os tratamentos alopáticos prescritos por colegas da Medicina e de outras áreas da saúde.

Ainda é possível trabalhar em clínicas, hospitais, clubes esportivos, centros de reabilitação e no atendimento domiciliar.

 

COMO É O MERCADO DE TRABALHO PARA FORMADOS EM FISIOTERAPIA?

O mercado para cursos da área da saúde é sempre aquecido. Isso significa que há uma demanda crescente para profissionais qualificados nesse campo, encarregados de lidar com o bem-estar da população.

Outro ponto de atenção é a remuneração, que costuma ser bastante satisfatória para profissionais dessa área. Na Fisioterapia, o recém-formado tem, como salário médio, a quantia de R$ 2.800*, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

* CAGED

 

QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS PARA A ÁREA DE FISIOTERAPIA?

Seguir as tendências para a profissão é essencial para a qualificação dos profissionais. Na Fisioterapia, elas incluem:

● foco da prevenção;

● humanização;

● desenvolvimento do empreendedorismo;

● uso da tecnologia nos tratamentos;

● apoio das redes sociais no diálogo com os pacientes.

Todas essas questões são devidamente trabalhadas ao longo da graduação em Fisioterapia na Unopar.