Sobre o curso

SOBRE O CURSO

● Duração: 5 anos (10 semestres)

● Modalidades: presencial e semipresencial

O curso de Engenharia Civil da Unopar prepara o profissional para atuar nas diversificadas áreas do ramo. As oportunidades abrangem empresas privadas e órgãos públicos, onde o engenheiro vai planejar e coordenar projetos.

A formação tem por base os conhecimentos teóricos e práticos da profissão, abarcando também as novas tecnologias, que surgem como ferramentas de otimização dos serviços prestados na Engenharia.

 

QUAL É A DURAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL?

O tempo médio de duração do Bacharelado é de 5 anos e existem duas opções dessa graduação na Unopar: a presencial e a semipresencial.

No AVA, o ambiente virtual destinado aos alunos, eles encontram disponíveis as videoaulas transmitidas ao vivo para as turmas de EAD em ambas as modalidades. A maior diferença do semipresencial está na flexibilidade e autonomia para os estudos, já que é possível estudar de qualquer lugar com acesso à internet.

 

COMO É O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNOPAR?

A Engenharia Civil da Unopar conta com professores qualificados e um ambiente digital preparado para atender as demandas dos estudantes. Além das aulas interativas, o AVA também disponibiliza materiais de apoio, fóruns de discussão e tutoria para os alunos do EAD — lá você também fica sabendo tudo sobre Engenharia Civil.

Nos 10 semestres de aulas, você vê disciplinas mais práticas e algumas teorias, principalmente, quando o assunto estiver relacionado com os materiais utilizados nas obras e projetos de Engenharia. Os cálculos são muito presentes, e mesmo quem não tem muita afinidade pode aprender a lidar com os números durante a graduação.Veja as principais disciplinas do curso de Engenharia Civil da Unopar:

● Administração e Economia para Engenheiros;

● Cálculo Diferencial e Integral;

● Química Geral e Experimental;

● Ciência dos Materiais;

● Desenho Técnico;

● Princípios de Eletricidade e Magnetismo;

● Resistência dos Materiais;

● Materiais de Construção Civil;

● Fundamentos da Mecânica dos Solos;

● Gestão de Projetos;

● Tecnologia das Construções;

● Estruturas de Concreto Armado;

● Instalações Elétricas;

● Logística Empresarial e Engenharia de Tráfego;

● Pontes e Grandes Estruturas.

Além dessas e outras matérias, o estudante também precisa cumprir estágio curricular obrigatório e apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC), realizado no último ano. As atividades complementares contabilizam o restante das 4.000 horas de curso.

É importante destacar que, na Unopar, o estudante encontra diferenciais que tornam a sua formação ainda mais completa.

Com as Certificações com Parceiros, é possível ficar por dentro de toda tecnologia que envolve a Engenharia, qualificando o futuro engenheiro para lidar com as inovações. São eles: HUAWEI ICT Academy, AWS Academy, AWS Educate e CISCO, grandes empresas que disponibilizam cursos online, gratuitos e certificados.

Outra vantagem é a parceria com o Canal Conecta que aproxima alunos, ex-alunos e empresas, gerando oportunidades de emprego e estágio no mercado de trabalho.

Por fim, as Trilhas de Carreira são atividades extracurriculares online, com direito à certificação. O objetivo desses conteúdos é preparar o aluno para atender as demandas e enfrentar os desafios do mercado.

Para cursar Engenharia Civil na Unopar, você tem várias opções de ingresso: vestibular online e tradicional, utilizar a nota do Enem, segunda graduação e fazer a transferência externa.

#VemNaCerteza
Decidir qual faculdade você vai fazer é uma das decisões mais importantes da vida, afinal sua vida pessoal e profissional dependem dessa escolha. Pensando nisso, criamos o #VemNaCerteza, um bate-papo ao vivo com um especialista para você zerar todas as suas dúvidas sobre a instituição, nossos diferenciais acadêmicos, mercado de trabalho, possibilidades de carreira e, principalmente, o seu futuro.Vamos transformar a sua decisão em uma certeza? Para participar, clique aqui!

A QUEM SE DESTINA

Os cursos de Engenharia costumam ser muito atrativos para quem tem facilidade com os números, já que as disciplinas de cálculo estão presentes em boa parte da grade curricular. Porém, essas habilidades podem ser adquiridas durante a graduação, exigindo um pouco mais de dedicação de quem não se sente confortável com a Matemática, mas se encaixa em outras características da profissão.

 

QUAL É O PERFIL DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA CIVIL?

O engenheiro civil vai precisar organizar mais do que papéis e números no seu dia a dia. Ele também é quem lidera os grupos de trabalho nas obras e fiscaliza projetos em grandes empresas. Para isso, deve:

● ser comunicativo: saber conversar com a equipe, deixando os objetivos de um trabalho evidentes;

● saber ouvir: também é necessário escutar com atenção, principalmente, os profissionais operacionais;

● conhecer tecnologias novas: a Engenharia acompanha a revolução digital, lidando com software, hardware e ferramentas de última geração;

● entender o contexto socioambiental: a preocupação com a sustentabilidade está fortemente inserida no ramo das construções, sendo fator essencial na realização de qualquer projeto;

● ter iniciativa: um bom líder sabe a hora de tomar decisões, característica essencial para quem faz Engenharia Civil;

● ser criativo: a criatividade é outra característica de quem vai realizar obras de diferentes portes, desde casas até viadutos e pontes.

 

COMO SABER SE ESSA ÁREA É A SUA VOCAÇÃO?

Mais do que aprender a gostar de cálculos, o engenheiro também deve entender a realidade econômica, política e social ao seu redor. O perfil de liderança é basicamente o alicerce para o sucesso na área. Além disso, apreciar o que faz é sempre fundamental.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

A atuação para os formados em Engenharia Civil é bem abrangente. Ela está ligada ao setor privado e público. Também é comum a abertura de negócio próprio. Para atuar, é necessário o registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do seu estado.

Algumas das áreas são:

● empreiteiras;

● transportes e estradas;

● construção civil;

● cálculo estrutural e emissão de laudos;

● docência em instituições de ensino superior;

● administrações prediais;

● geotecnia;

● obras ambientais e hidráulicas;

● empresas de saneamento, gás, energia etc.

 

COMO É O MERCADO DE TRABALHO PARA FORMADOS EM ENGENHARIA CIVIL?

O curso de Engenharia Civil da Unopar está alinhado com as necessidades do mercado de trabalho, preparando seus estudantes para enfrentarem os desafios, principalmente os relacionados com o uso de tecnologias.

É um setor que tem seus altos e baixos. Contudo, sempre está com demanda para aqueles profissionais que são qualificados e acompanham as tendências da área.

 

QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS PARA A ÁREA DE ENGENHARIA CIVIL?

Calcular, projetar e gerenciar obras estão entre as ações mais básicas de um engenheiro na rotina de trabalho. Outras habilidades menos técnicas auxiliam a acompanhar as mudanças sociais, políticas e econômicas, que costumam interferir diretamente no mercado de construções.Ao mesmo tempo, incentivos são oferecidos pelo governo para que esse setor tão importante para o desenvolvimento do país continue a crescer, especialmente em momentos de crise.

 

AULA DESTAQUE

Com exclusividade e conectados com a atualidade, alunos inscritos no curso de Gestão da UNOPAR contarão com aulas online ministrada por profissionais que têm uma trajetória de sucesso: as Aula Destaque. Os encontros serão lecionados por profissionais reconhecidos e bem-sucedidos em suas áreas de atuação, como: Ricardo Amorim, Paulo Cunha, Marcelo Castelli e muitos outros.