Sobre o curso

Entre os cursos de Desenvolvimento da Unopar, temos o Tecnólogo em DevOps. Essa formação vai habilitar você a desenvolver softwares de maneira ágil, trabalhando em parceria com um time da operação de tecnologia.Você vai conhecer e usar ferramentas inovadoras, além de aprender a aplicar a cultura da automação — algo essencial para os negócios que buscam estabilidade.

DevOps é um termo que se refere à integração entre a equipe de desenvolvimento de softwares (development), a de operações (operations) e outras de apoio, como segurança e qualidade. O objetivo desse trabalho é a produção rápida de aplicações, o que está relacionado com as metodologias ágeis.

 

COMO FUNCIONA O TECNÓLOGO EM DEVOPS?

O Tecnólogo em DevOps faz parte da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Esse curso está disponível somente na modalidade EAD (100%online) e tem o objetivo de capacitar você não só a entrar no mercado de trabalho, mas também a se manter nele.Isso significa que você vai desenvolver as competências que se esperam do profissional de DevOps, além de um conjunto de conhecimentos científicos, acadêmicos e profissionais.

 

COMO É O CURSO DE DEVOPS DA UNOPAR?

Uma das vantagens do curso de DevOps da Unopar é sua duração: 4 semestres. Assim, ele permite que você se forme e inicie uma carreira com maior rapidez.No primeiro semestre, a grade curricular inclui disciplinas como:

● Arquitetura e Organização de Computadores;

● Algoritmos e Programação Estruturada;

● Modelagem de Bancos de Dados.

No segundo, você começará a entender a análise orientada a objetos e estudará Programação e Desenvolvimento de Bancos de Dados. Inclusive, é neste semestre que terá a oportunidade de assistir a um seminário sobre mindset ágil, um conceito que fará parte da sua vida como profissional de DevOps.

Aprofundando ainda mais nas metodologias ágeis, o curso traz disciplinas como Entrega e Implantação Contínua, Infraestrutura Ágil e Integração Contínua no terceiro semestre.Por fim, no último período, você entenderá como é feito o desenvolvimento e o monitoramento de dashboards. Qualidade e Automação de Testes e Monitoramento e Indicadores também estão na grade curricular.

 

VESTIBULAR

Para ingressar no curso, basta prestar um vestibular online, sendo esse o formato da prova para todas as opções 100% a distância da Unopar. Depois de fazer a sua inscrição, o link da prova é disponibilizado. Se preferir, use a sua nota do Enem para dar início à sua graduação.

 

A QUEM SE DESTINA

O curso é voltado para quem gosta de computadores e matemática. Quem planeja cursar uma das faculdades da área de tecnologia deve, em especial, ter afinidade com softwares e um bom raciocínio lógico.

Além disso, é bom se manter por dentro das novidades na área de tecnologia. Também é importante ter um espírito curioso e disciplina para estudar por conta própria, já que é preciso acompanhar inovações constantes.

Ter familiaridade com linguagens de programação é um diferencial. Mas, de qualquer modo, você vai adquirir esse conhecimento durante o curso da Unopar.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL DE DEVOPS

Ao se formar no curso de DevOps, você vai aprender a identificar as necessidades de uma empresa e definir qual é o tipo de software ideal para ela.

Além disso, veja algumas das competências que o curso ajudará você a desenvolver:

● capacidade de automatizar e otimizar processos de trabalho por meio de ferramentas de alto desempenho;

● promoção da cultura de DevOps, que inclui automatização, agilidade e monitoramento de indicadores;

● capacidade de implementar melhorias em sistemas e infraestruturas de TI;

● uso de ferramentas, técnicas e metodologias para automatizar processos;

● promoção da estabilidade e da confiabilidade de sistemas computacionais.

A Unopar estruturou o curso de uma maneira que você conseguirá adquirir essas e outras competências necessárias para atuar no mercado de trabalho e se destacar.

 

COMO SABER SE ESSA ÁREA É A SUA VOCAÇÃO

É importante que você analise o seu perfil de acordo com as características descritas. Para atuar na área de tecnologia, é preciso gostar muito de computadores e ter interesse pela maneira como os softwares funcionam.Já que o profissional da área de tecnologia passa muito tempo diante do computador, é importante que você já tenha o costume de fazer isso sem sentir um extremo cansaço depois de algumas horas. Afinidade com matemática e lógica também são essenciais.

Além de tudo isso, é fundamental ter a disposição de continuar estudando de maneira constante após a formação, tendo em vista a necessidade de se manter atualizado.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

As empresas precisam muito de softwares para o bom andamento dos processos. Isso significa que há muitas oportunidades para atuar como profissional de DevOps.

 

MERCADO DE TRABALHO PARA FORMADOS EM DEVOPS

A maioria dos postos de trabalho estão no Sudeste. A lista de cidades em que a procura é grande inclui São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. As capitais da região Sul também têm uma boa demanda de profissionais da área.Mas no Nordeste e no Centro-Oeste também é possível encontrar oportunidades atrativas de trabalho, tendo em vista que há escassez de profissionais da área de tecnologia.

Como profissional de DevOps, você será responsável pelo desenvolvimento de softwares, o que envolve as etapas de planejamento, automação e serviço. A média salarial supera R$ 8 mil¹.

Você terá condições de trabalhar para empresas de tecnologia da informação e de telecomunicações. Também é possível atuar no setor de TI de grandes empresas. Outra possibilidade é trabalhar como profissional autônomo, fazendo manutenção em sistemas.

¹Glassdoor

 

TENDÊNCIAS PARA A ÁREA DE DEVOPS

Para você ter uma ideia de como o DevOps está em alta, veja só: de 2018 a 2020, o interesse pelo termo na internet aumentou 91%, de acordo com o Google Trends².

A perspectiva é que, até 2024, 70 mil³ profissionais sejam requisitados por ano na área de TI. Isso é só mais uma prova do quanto vale a pena se tornar um profissional de DevOps.

²Google Trends

³Brasscom

 

#VemNaCerteza

Decidir qual faculdade você vai fazer é uma das decisões mais importantes da vida, afinal sua vida pessoal e profissional dependem dessa escolha. Pensando nisso, criamos o #VemNaCerteza, um bate-papo ao vivo com um especialista para você zerar todas as suas dúvidas sobre a instituição, nossos diferenciais acadêmicos, mercado de trabalho, possibilidades de carreira e, principalmente, o seu futuro.Vamos transformar a sua decisão em uma certeza? Para participar, clique aqui!

 

AULA DESTAQUE

Com grande exclusividade, a Unopar disponibiliza para os alunos matriculados nos cursos de Desenvolvimento uma nova perspectiva de ensino: a aprendizagem por meio da experiência.

A Aula Destaque é realizada online com os profissionais mais conceituados do mercado que vão compartilhar sua trajetória e ensinamentos sobre o seu campo de trabalho e assuntos da área, entre eles: Glauber Gallego, Rafael Mattje.