Embarque na fascinante viagem do curso História - Licenciatura na Unopar. Explore transformações sociais, amplie sua capacitação profissional e avance na carreira. Acredite no valor da educação!
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História - Licenciatura
Conheça a grade curricular
- Atividade Complementar
- Didática
- Ed - Ciência, Tecnologia E Sociedade
- Ed - Construindo Uma Carreira De Sucesso - Licenciaturas
- Ed - Cultura Digital
- Ed - Design Thinking
- Ed - Empreendedorismo
- Ed - Mindset Ágil
- Ed - Práticas De Estudo - Competências Socioemocionais
- Ed - Projeto De Vida
- Educação A Distância
- Educação E Diversidade
- Educação Inclusiva
- Estágio Curricular Obrigatório I
- Estágio Curricular Obrigatório II
- Estágio Curricular Obrigatório III
- Funcionamento Da Educação Brasileira E Políticas Públicas
- Fundamentos Da Educação
- Fundamentos De Filosofia Para Ciências Humanas
- Fundamentos De Geografia Para Ciências Humanas
- Fundamentos De História Para Ciências Humanas
- Fundamentos De Sociologia Para Ciências Humanas
- História Antiga
- História Contemporânea: Do Século XVIII Ao XIX
- História Contemporânea: Do Século XX Ao XXI
- História Da África
- História Da América
- História Do Brasil Colonial
- História Do Brasil Imperial
- História Do Brasil Republica I
- História Do Brasil Republica II
- História E Cultura Dos Povos Indígenas
- História Medieval
- História Moderna I
- História Moderna II
- História Regional
- Historiografia
- Inovação Educacional
- Libras - Língua Brasileira De Sinais
- Metodologia Do Ensino De História
- Patrimônio, Museus E Arquivos
- Pensamento Científico
- Práticas Educativas Em Espaços Não Escolares
- Produção E Análise De Material Didático
- Profissionalização Docente
- Projeto De Ensino
- Psicologia Da Educação E Da Aprendizagem
- Sociedade Brasileira E Cidadania
- Teorias Da História
- Trajetórias E Perspectivas Do Ensino De História
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Inovação Educacional - (180h)
A disciplina Inovação Educacional é relevante para o profissional das licenciaturas, visto que, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribui para o desenvolvimento de aprendizagens voltadas a uma inserção no mundo tecnológico, digital e inovador, além do contato com a cultura digital de forma consciente e ética. Nesse sentido, é possível dizer que o estudo das inovações educacionais, sejam elas pautadas ou não nas tecnologias digitais, coloca em foco uma formação para o futuro, evidenciando aspectos que permitem reconhecer as potencialidades e as limitações de recursos com tecnologia digital, alguns já usados, na atualidade, para o acesso, para a produção e para o compartilhamento de informações. Trata-se da possibilidade de explorar e de compreender novas formas do fazer pedagógico, tendo o aluno como o centro do processo de ensino e de aprendizagem, e o professor como um mediador desse processo.
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Educação e Diversidade - (180h)
A disciplina educação e diversidade visa despertar os alunos para a compreensão da diversidade como uma dimensão intrínseca à condição humana, a partir do reconhecimento do outro, do exercício da alteridade e da compreensão dos direitos humanos. Oportuniza o olhar para o conceito de cultura, a partir da perspectiva da Antropologia, percebendo as diferentes expressões de mundo de diferentes grupos humanos, o conceito de identidade e a distinção entre preconceito e discriminação. Permite a compreensão a respeito das políticas públicas voltadas para a educação, no tocante à inclusão social e cultural, levando o aluno a identificar os marcadores sociais da diferença e a conceber a escola como espaço de convivência e de formação plural e inclusiva. Também favorece o debate ligado a questões legais do respeito à diversidade religiosa, o papel da educação na conscientização, na prevenção e no combate às intolerâncias, a partir de uma perspectiva da empatia, propondo um currículo escolar inclusivo e responsivo.
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Educação Inclusiva - (180h)
A disciplina de Educação Inclusiva volta-se aos aspectos gerais do desenvolvimento humano, considerando o desenvolvimento humano e a aprendizagem, o paradigma da normalidade e a diversidade humana e a deficiência em diferentes perspectivas e transtornos, síndromes e outras questões do desenvolvimento. Também, reflete sobre os Direitos Humanos, no entendimento de que a Educação é um direito de todos, partindo desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos até a construção dos direitos das pessoas com deficiências no mundo. Ainda, olha para as possibilidades e desafios na educação inclusiva. Gestão escolar com excelência e estratégias pedagógicas para educação inclusiva, considerando o Atendimento Educacional Especializado, o Plano de trabalho individualizado no AEE, os profissionais para o exercício da docência no AEE e a educação inclusiva fora do ambiente escolar. Ademais, refere-se à gestão escolar com excelência e estratégias pedagógicas para educação inclusiva.
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Libras - Língua Brasileira de Sinais - (180h)
A oficialização da Língua Brasileira de Sinais como língua de manifestação e expressão das pessoas surdas tem implicações em diversas esferas sociais como a área educacional, saúde, cultura e o trabalho. A sociedade almejada para nosso contexto histórico deve ter um caráter inclusivo e para tanto é imprescindível se preparar a fim de receber o indivíduo surdo ou deficiente auditivo, assim sendo, as políticas públicas inclusivas garantem o ensino e aprendizagem desse sistema linguístico essencial para a formação pessoal e profissional de todos. Eliminar as barreiras atitudinais e de comunicação possibilitando a acessibilidade ao indivíduo usuário da Libras é a finalidade inerente aos conteúdos propostos nesta disciplina.
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Sociedade Brasileira e Cidadania - (180h)
A formação acadêmica sobre a sociedade brasileira permite compreender que o discente compreenda a realidade social na qual se insere, suas transformações, desafios e traçar perspectivas futuras. Através desse estudo, é possível identificar as desigualdades sociais e possíveis caminhos de superá-las. A cidadania, em suma, é um conceito que se refere ao conjunto de direitos e deveres que os indivíduos têm em uma sociedade democrática, estudá-la, portanto, permite lapidar o olhar para promover o exercício pleno da participação política, o respeito aos direitos humanos, a igualdade de oportunidades e a solidariedade social. Ademais, compreender a diversidade cultural, étnica e regional da sociedade brasileira é importante para reconhecer as diferentes formas de expressão e valorizar a riqueza e a pluralidade cultural do país, além de desenvolver a empatia e a solidariedade social.
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Psicologia da Educação e da Aprendizagem - (180h)
Psicologia "[...] vem do grego psyché, que significa alma, e de logos, que significa razão. Portanto, etimologicamente, psicologia significa 'estudo da alma'" (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 1999, p. 32-33). O campo psicológico constitui uma ciência com o objetivo de explicar como o ser humano pode conhecer e interpretar a si mesmo, assim como interpretar e conhecer o mundo em que vive, incluindo a interação entre indivíduos, a relação com a natureza, objetos e os sistemas sociais, econômicos e políticos aos quais estão inseridos. Seu objeto de estudo está centralizado nos seres vivos que estabelecem trocas simbólicas com o meio ambiente. Desse modo, a psicologia da educação e da aprendizagem é um campo de conhecimento basilar na formação de professores.
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Fundamentos da Educação - (180h)
A disciplina Fundamentos da Educação proporciona ao aluno a compreensão de diferentes bases teóricas de análise da educação, a partir de perspectivas filosóficas, sociológicas e históricas. Visa levar ao aluno a compreensão dos diferentes olhares para o fenômeno educacional, compreendendo que as diferentes visões de mundo foram formadas em contextos distintos e por isso apresentam respostas distintas para uma mesma questão. A disciplina oportuniza também a compreensão do percurso histórico da educação nacional, a partir do recorte dado na década de 1930 (Governo Getúlio Vargas) até a atualidade. É importante também a percepção de influências externas na construção de um pensamento educacional e na educação que é ofertada aos indivíduos. Sendo assim, os conceitos de globalização, liberalismo e neoliberalismo também são importantes de serem compreendidos.
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Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas - (180h)
A disciplina tem por finalidade apresentar um panorama completo das políticas educacionais para a educação brasileira em seus mais variados aspectos. A partir da apresentação do contexto histórico e social, busca-se articular as políticas com a realidade educacional brasileira, considerando as mudanças e adequações pelas quais passaram ao longo do tempo. Para isso, tomam-se como aspectos estruturantes do saber sobre o funcionamento da educação brasileira, as políticas relacionadas a educação básica em seus respectivos níveis e modalidades, as políticas públicas em outros contextos educacionais, bem como aspectos ligados as políticas na perspectiva inclusiva e o acompanhamento da efetivação da legislação, mediante avaliações nacionais, índices e participação civil. Além disso, pensar neste contexto os aspectos relacionados a formação docente é fundamental, dado que as políticas se relacionam diretamente com a organização da formação dos professores em diferentes etapas formativas.
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Pensamento Científico - (180h)
A disciplina Pensamento Científico proporciona ao aluno a compreensão das diferenças entre os diferentes tipos de conhecimento: o senso comum, o conhecimento religioso e o conhecimento filosófico, bem como do contexto de surgimento do conhecimento científico, suas diferentes características e as etapas de construção do método científico. Visa levar ao aluno a compreensão dos diferentes tipos e métodos de pesquisas, evidenciando as diferenças entre a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa, as diferentes formas de coleta e análise de dados, considerando sempre para o desenvolvimento das pesquisas científicas os princípios éticos. A disciplina oportuniza também a compreensão das características que proporcionam a confiabilidade da pesquisa científica, leva ao conhecimento das etapas da elaboração e análise da pesquisa científica. É importante também o domínio e a compreensão de como realizar a formatação da pesquisa científica com base nas normas da ABNT, aplicando as normas técnicas para a elaboração de citações e referências.
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Práticas Pedagógicas: Identidade Docente - (80h)
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Didática - Planejamento e Avaliação - (180h)
A disciplina apresenta fundamentos da didática, pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da didática, tendências pedagógicas não liberais e progressistas, bem como processos de ensino e aprendizagem a partir das contribuições de diferentes teóricos da educação. Ancora-se na problematização do planejamento como elemento organizador do processo de ensino e aprendizagem. Além de apresentar as concepções de avaliação do processo de ensino e aprendizagem e os binômios: qualidade versus quantidade; processo versus produto; inclusão versus exclusão; autoridade versus autoritarismo de modo a articular essas três esferas com o trabalho desenvolvido pelo docente, destacando as contribuições da didática para a prática docente na educação básica, processo de ensino e aprendizagem (recursos, técnicas e procedimentos) e a compreensão dos conceitos de multi, inter e transdisciplinaridade na ação docente.
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História Antiga - (180h)
Neste curso de História Antiga nos preocupamos em enfatizar a dimensão analítica do trabalho do historiador. Fazer história está longe de ser meramente uma narrativa dos acontecimentos organizada de forma cronológica, mas é, acima de tudo, um exercício analítico sobre a organização e o desenvolvimento das sociedades humanas ao longo do tempo. Dessa forma, ao falar sobre História Antiga, vamos enfatizar os principais conceitos que estruturam a reflexão historiográfica sobre o tema, desnaturalizando e identificando as elaborações conceituais e os suportes ideológicos que lhe dão base, em outras palavras. Historicizar a atividade do historiador e esclarecer as demandas socioculturais e o horizonte cultural em que sua atividade ocorre, sem a qual é impossível compreender os usos ideológicos da ciência histórica. Essa questão também reflete diretamente no propósito da licenciatura, que é a formação de docentes de História e a capacitação dos mesmos para que trabalhem a capacidade de análise crítica de seus estudantes. O objetivo é valorizar um ensino de História que vá além da narrativa dos acontecimentos e estimule a reflexão crítica sobre os processos históricos e as versões produzidas sobre o acontecer humano. Nossa trajetória busca dar uma visão panorâmica dos debates mais recentes sobre a Antiguidade, que incluem reflexões sobre urbanização e espaço público e um olhar voltado às figuras sociais tradicionalmente marginalizadas: mulheres e escravos, por exemplo. Também optamos por privilegiar a produção acadêmica brasileira sobre o tema, pois os estudos sobre História Antiga se desenvolveram muito no Brasil nos últimos anos e estão gradativamente conquistando projeção internacional.
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História Medieval - (180h)
A disciplina de História Medieval é crucial no curso de Graduação em História porque proporciona uma compreensão aprofundada das estruturas sociais, políticas e econômicas que moldaram a Europa e outras regiões durante a Idade Média. Ao explorar temas como feudalismo, cruzadas, e a evolução das instituições e culturas, os alunos desenvolvem habilidades analíticas e críticas essenciais para interpretar fontes históricas e contextos complexos. Profissionalmente, o conhecimento da História Medieval é valioso para diversas carreiras, como docência, pesquisa acadêmica, museus e conservação de patrimônios históricos. Ele também é relevante para consultoria em gestão cultural e turismo histórico, onde uma compreensão detalhada do passado enriquece a narrativa e a preservação da herança cultural.
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Historiografia - (180h)
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Eletiva I - (60h)
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História Moderna I - (180h)
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História do Brasil Colonial - (180h)
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Metodologia do Ensino de História - (180h)
A disciplina de Metodologia do Ensino de História pretende instrumentalizar o estudante com conteúdos que possibilitam refletir sobre o ensino e a aprendizagem da História na Educação Básica. São abordados desde a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 até as metodologias que contribuem para a aprendizagem significativa. Por meio dessa disciplina o estudante pode compreender elementos e conceitos importantes para o ensino e a aprendizagem da História, tanto no ensino fundamental como no ensino médio. São realizadas análises sobre as categorias tempo e espaço e apresentadas metodologias que contribuem para que o aluno da educação básica adquira uma posição ativa diante do conhecimento histórico. Os documentos históricos e a história local são tomados como objetos que permitem desenvolver a "atitude historiadora".
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Patrimônio, Museus e Arquivos - (180h)
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Eletiva Ii - (40h)
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Práticas Pedagógicas: Bncc e a Arte de Educar - (80h)
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Teorias da História - (180h)
A disciplina é essencial para proporcionar aos estudantes uma compreensão profunda das abordagens teóricas que moldaram a prática historiográfica ao longo do tempo. Teoricamente, permite uma reflexão crítica sobre as diferentes perspectivas que influenciaram a interpretação histórica, capacitando os alunos a contextualizar eventos no cenário intelectual de cada época. A análise prática das fontes, métodos e correntes historiográficas enriquece a formação acadêmica, preparando os estudantes para uma pesquisa histórica fundamentada e sensível às nuances culturais. Além disso, a compreensão das teorias pós-modernas capacita os alunos a lidar com a complexidade contemporânea, promovendo uma visão plural e crítica da história. Assim, a disciplina oferece uma base teórica sólida e habilidades práticas essenciais para os futuros historiadores enfrentarem os desafios interpretativos do passado.
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História da América I - (180h)
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História do Brasil Imperial - (180h)
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História Moderna Ii - (180h)
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Práticas Pedagógicas em História: Anos Finais do Ensino Fundamental - (80h)
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Estágio Curricular Obrigatório I - História - (100h)
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História Contemporânea: do Século Xviii Ao Xix - (180h)
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História do Brasil República I - (180h)
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Práticas Pedagógicas em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Itinerários Formativos - (80h)
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Projeto de Extensão I - História - (420h)
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Estágio Curricular Obrigatório Ii - História - (150h)
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História Contemporânea: do Século Xx Ao Xxi - (180h)
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História do Brasil República Ii - (180h)
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Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem - (80h)
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Projeto de Extensão Ii - História - (270h)
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Estágio Curricular Obrigatório Iii - História - (150h)
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História da ÁFrica - (180h)
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História e Cultura dos Povos Indígenas - (180h)
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História da América Ii - (180h)
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Gestão Educacional - (180h)
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Projeto de Extensão Iii - História - (270h)
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Trabalho de Conclusão de Curso - História - (120h)
Sobre o curso
Aqui as Teorias te Levam à Prática
O Mercado
Veja alguns salários para formados na faculdade de História
Média Salarial - R$ 2.500,00
Média Salarial:
R$ 3.500,00
Professor de História.
Média Salarial:
R$ 4.800,00
Coordenador Pedagógico.
Média Salarial:
R$ 7.800,00
Coordenador de Projetos Culturais.
Média Salarial:
R$ 2.500,00
Assistente de Pesquisa.
O curso de História - Licenciatura da Unopar é o primeiro passo para quem deseja avançar na carreira educacional e compreender as transformações da sociedade. A graduação em História traz consigo uma enorme relevância, proporcionando a compreensão do impacto do passado no presente e futuro.
Como profissional desta área, você poderá atuar como professor, tendo a nobre missão de ensinar uma nova geração sobre as ações humanas e seu efeito na formação do mundo atual. Você também pode se aventurar na pesquisa, mergulhando nos aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos de diferentes períodos históricos.
A Unopar se destaca pela qualidade de ensino, auxiliando na formação continuada dos alunos através de capacitação profissional em História. Oferece uma experiência de aprendizado que potencializa a capacidade de pensamento crítico, incentivando o domínio do processo histórico e o desejo de enriquecer constantemente o conhecimento.
Optar pela licenciatura em História é ampliar oportunidades. É compreender a valor da educação na sua carreira e na transformação do mundo. As habilidades adquiridas durante o curso irão ajudar você a encontrar seu lugar e a dar o próximo passo na vida profissional.
Estudar História na Unopar não é apenas formar-se em um curso. É escolher um caminho para o aprendizado contínuo, para a descoberta de nosso legado e para a construção de nosso futuro. É entender que entender a História é entender a nós mesmos. Venha e faça parte dessa jornada de descobertas e crescimento. A Unopar te espera de braços abertos.
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Estar formado em História, além de ter um domínio do processo histórico, passe por desenvolver habilidades importantes como pensamento crítico - um ativo valioso em muitos setores da sociedade. Entendendo os aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos do nosso mundo, a graduação apoia o seu crescimento profissional e auxilia na profissionalização em História.
A Unopar acredita firmemente no valor da educação na carreira. Com a licenciatura em História, você pode avançar na sua carreira, enquanto contribui para a sociedade. A Unopar orgulha-se do alto nível e qualidade do ensino em História, comprometida em ajudar cada aluno a encontrar seu lugar no mundo. Investir na licenciatura em História da Unopar é dar o próximo passo de um futuro promissor. Vamos juntos construir um futuro melhor através da educação.
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Diferentes formas para você aprender!
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