Sobre o curso

O curso de Desenvolvimento Back-End (Dev Back-End) oferece um caminho profissional promissor para quem busca melhores oportunidades de emprego e remuneração. Comprar em aplicativos, buscar conhecimento na internet, divulgar produtos e serviços: praticamente tudo passa pela Tecnologia da Informação.

O Dev Back-End é um personagem central dentro dessa nova estrutura. O especialista cuida dos processos internos de uma aplicação, ou seja, da programação, banco de dados, interação com os servidores e tudo mais que não está ao alcance dos olhos do usuário. Não à toa, é bastante desejado pelo mercado de trabalho.

Essa graduação é mais especializada do que o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). No Back-End, o campo de atuação e estudos é menos abrangente, porém, aprofundado em temas próprios dessa parte do processo de desenvolvimento de softwares, apps e web.

 

COMO FUNCIONA O TECNÓLOGO EM DEV BACK-END

O Dev Back-End é um Tecnólogo com duração de 2 anos, oferecido na modalidade EAD 100%online. Assim, o diploma de nível superior é obtido em um período mais curto, permitindo o rápido ingresso no mercado de trabalho após 4 semestres. Aliás, é possível que o profissional já tenha as primeiras oportunidades antes mesmo de completar o biênio, especialmente com os estágios.

A graduação tecnológica insere o profissional nos assuntos necessários para prática desde o princípio. A proposta é construir os conhecimentos, habilidade e atitudes exigidos pelas profissões da área, tomando da parte teórica o mais importante para cumprir esse objetivo.

 

CURSO DE DEV BACK-END DA UNOPAR

O Tecnólogo em Dev Back-End reflete as práticas da Unopar enquanto instituição de ensino. Em primeiro lugar, o corpo docente é composto de profissionais de excelente nível técnico e didática, contando com mestres, doutores e especialistas do campo da Tecnologia da Informação.

Por isso, a grade curricular é bastante completa e reúne os tópicos centrais para atuação nos processos internos das aplicações. Na parte de tecnologia, o graduado encerra o curso com um amplo domínio das linguagens de programação (Java, Phyton, PHP e C++), além de conhecimentos sobre sistemas, servidores, hardware, software, bancos de dados e mobile.

As competências digitais serão sempre contextualizadas com as exigências de mercado. O Dev Back-End deve ser capaz de entender as necessidades dos contratantes e propor soluções para satisfazê-las, como economicidade, segurança, agilidade e estabilidade.

Também existe o objetivo de oferecer diferenciais para o graduando. A própria existência de um curso Tecnológico específico da área de Dev Back-End é um deles, uma vez que a Unopar foi a primeira a elaborar um curso para essa especialidade. Além disso, os alunos contam com benefícios exclusivos para tornar o currículo competitivo.

 

CERTIFICAÇÃO

Você, como aluno Unopar, vai realizar cursos livres e gratuitos durante a graduação com o objetivo de obter certificações de gigantes da tecnologia. Trata-se de uma Certificação com parceiros como HUAWEI ICT Academy, AWS Academy, AWS Educate e CISCO. Assim, as competências desenvolvidas são validadas por instituições externas, o que fortalece a credibilidade do currículo.

 

A QUEM SE DESTINA

O Dev Back-End pertence ao campo da Tecnologia da Informação. Assim, as pessoas que gostam de acompanhar as tendências e inovações se sentem muito bem-ambientadas quando atuam nesse segmento.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL DE DEV BACK-END

Não existe um perfil que impeça a realização do curso, porque muitas características podem ser desenvolvidas ao longo da graduação. Apesar disso, alguns traços e comportamentos costumam acompanhar os profissionais. Em primeiro lugar, o perfil é altamente especializado. O Dev Back-End é mais específico, a exemplo de outras opções de cursos de desenvolvimento da Unopar, que são Tecnólogos focados, se comparados às graduações de 5 anos.

Outra característica é a orientação para tarefas. Na maior parte do tempo, o profissional está criando, atualizando ou corrigindo soluções de informática. Questões relacionadas com o cuidado e desenvolvimento de pessoas são mais auxiliares nas funções de operação, tornando-se presentes apenas quando ele assume posições de liderança.

Já em relação às competências, comunicação e capacidade de aprender são diferenciais. A primeira está relacionada com o fato de o profissional atuar apenas em parte do processo de desenvolvimento –– logo, o sucesso da solução digital depende da troca de informações. Por sua vez, a segunda é exigida para acompanhar a evolução da tecnologia.

 

COMO SABER SE ESSA ÁREA É A SUA VOCAÇÃO

O gosto por tecnologia e inovação são atributos frequentes nas pessoas com vocação para faculdades da área de tecnologia. Os graduados não querem ficar para trás em relação aos softwares, hardwares, linguagens etc. Não à toa, sentem-se motivados em trabalhar para organizações que se adaptam às mudanças e tendências.

Alternativamente, existem aqueles que consideram a área pela perspectiva de crescimento. Hoje, a Tecnologia da Informação é um dos setores mais aquecidos, oferecendo condições para o graduado conquistar bons salários e empregos.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Tecnólogo em Dev Back-End insere o graduado em um segmento aquecido. Esse profissional supre necessidades relacionadas com o desenvolvimento nas partes de Web, mobile e software. Aliás, ele atuará colaborativamente com o Front-End, que é o responsável pela interface e interação da aplicação com o usuário.

 

MERCADO DE TRABALHO PARA FORMADOS EM DEV BACK-END

Mesmo sendo mais especializada, a função de desenvolvedor Back-End está presente em praticamente qualquer empresa que se dedique a tecnologia como atividade principal ou secundária. Isso sem contar a possibilidade de criar as próprias soluções e empreender com aplicativos e softwares.

A consequência é que o profissional tem um amplo mercado de trabalho:

● empresas de Tecnologia da Informação;

● startups;

● empresas de telecomunicações;

● departamentos de TI;

● profissional autônomo;

● empreendedorismo.

 

TENDÊNCIAS PARA A ÁREA DE DEV BACK-END

As empresas de modo geral caminham para o entendimento da Tecnologia da Informação com parte da estratégia de negócios. Assim, os profissionais serão cobrados cada vez mais por soluções que tragam resultados concretos, principalmente em termos de receita, custos e lucratividade.

Nos próximos anos, também é importante ficar atento para consolidação da Inteligência Artificial e do Machine Learning (aprendizado das máquinas). Não só essas inovações se tornam eficientes, como mais acessíveis para as empresas.

O segredo dos bons profissionais de Dev Back-End é a capacidade de aprender continuamente e manter-se atualizado com as tendências, atuais e futuras.

 

#VemNaCerteza

Decidir qual faculdade você vai fazer é uma das decisões mais importantes da vida, afinal sua vida pessoal e profissional dependem dessa escolha. Pensando nisso, criamos o #VemNaCerteza, um bate-papo ao vivo com um especialista para você zerar todas as suas dúvidas sobre a instituição, nossos diferenciais acadêmicos, mercado de trabalho, possibilidades de carreira e, principalmente, o seu futuro.Vamos transformar a sua decisão em uma certeza? Para participar, clique aqui!

 

AULA DESTAQUE

Com grande exclusividade, a Unopar disponibiliza para os alunos matriculados nos cursos de Desenvolvimento uma nova perspectiva de ensino: a aprendizagem por meio da experiência.

A Aula Destaque é realizada online com os profissionais mais conceituados do mercado que vão compartilhar sua trajetória e ensinamentos sobre o seu campo de trabalho e assuntos da área, entre eles: Glauber Gallego, Rafael Mattje.